Blog

Notícias, inpirações e dicas

6 Linguagens de programação e suas possíveis aplicações

6 Linguagens de programação e suas possíveis aplicações

03.03.2022 Caroline Rebelo

Qual é a melhor maneira de começar a programar? Qual linguagem de programação é a mais adequada? Reunimos todas as linguagens de programação importantes para si e mostramos para que são utilizadas.

PYTHON

A linguagem Python foi desenvolvida por Guido van Rossum para escrever o código tão facilmente quanto entender inglês. É uma linguagem de programação moderna, orientada a objetos que roda independentemente da plataforma e em quase todos os sistemas.

enter image description here

Devido à sua orientação a objetos, o Python pode ser usado de muitas maneiras diferentes, para programas simples e pequenos, bem como para grandes projetos. Python pode ser usado como uma ferramenta de Rapid Application Development - RAD ou como uma linguagem de script para administração de sistemas.

A inteligência artificial também pode ser escrita com Python, pois as construções de programação funcional também são integradas na linguagem.

O Python é um software livre que está disponível gratuitamente. Devido à sua sintaxe limpa e simples, é particularmente adequado para iniciantes que desejam entrar na área de programação. Além disso, também está em "casa" na análise de dados e é usado para avaliação de dados.

Python não é apenas adequado para escrever programas, mas possui muitas outras áreas de aplicação. Por isso, é uma linguagem de grande importância para um grande número de usuários.

Muitos programadores se referem ao Python como o canivete suíço das linguagens de programação, pois pode ser usado em diversas áreas de TI: análise de dados, administração de sistemas, desenvolvimento web, bioinformática, automação, AI, machine learning, microcontroladores e muito mais.

Python parece emocionante para ti? Então inscreve-te no nosso curso de programação "Web Development 1" ou "Programação para iniciantes"! Irás aprender as bases de programação e ganharás a tua primeira experiência em desenvolvimento web.

JAVASCRIPT

Provavelmente, Javascript é a linguagem de programação mais conhecida para aplicações web. Isto significa que não apenas websites podem ser programados, mas também jogos e aplicações.

enter image description here

Uma grande vantagem do JavaScript é que ele pode ser executado no navegador. O Node.js ganhou fama entre as linguagens do lado do servidor, bem como frameworks como React Native. Eles permitem que aplicações móveis sejam desenvolvidas com JavaScript. Assim, o JavaScript é um verdadeiro polivalente.

É uma linguagem muito requisitada por quem deseja criar diversos programas de computador e aplicações diferentes para Android e iOS.

JAVA

Essa linguagem de programação já se estabeleceu em milhões de dispositivos e é independente de plataforma. Isto significa que é igualmente adequado para Windows, Linux e Mac OSX.

enter image description here

O que torna a linguagem tão especial são seus diversos usos. Ela pode ser usada para aplicações, jogos e, sempre, inclui os mais recentes conceitos técnicos em desenvolvimento de software.

Programas versáteis podem ser escritos com Java, porém é mais adequado para projetos maiores do que para pequenas aplicações ou protótipos. Uma grande área de aplicação, por exemplo, é a server-side programming de aplicações web.

PHP

PHP é uma linguagem de programação usada para programação de websites. A principal tarefa da linguagem é reproduzir um website e tudo o que acontece em segundo plano no servidor web, o back-end.

enter image description here

O PHP pode ser utilizado para influenciar qual o conteúdo e parte do website será exibido ao utilizador. O programa é sempre executado e iniciado no servidor web em que o website está localizado. Consultar bancos de dados para exibir dados específicos em um website é particularmente popular. Em combinação com Javascript, bem como HTML e CSS, o PHP é uma linguagem muito influente.

Entretanto, nos últimos anos, o PHP vem perdendo popularidade. No campo do desenvolvimento web, os programadores usam com mais frequência JavaScript e Python, ambos atualmente entre as linguagens de programação mais populares.

SQL

SQL não é uma linguagem de programação direta, pois os programas não podem ser escritos com ela. SQL significa "Structured Query Language" e é usado para se comunicar com bancos de dados. Com isso, podes criar, preencher e filtrar os dados.

enter image description here

É também frequentemente utilizada em ligação com websites, por exemplo, para guardar um artigo na loja web. Para utilizar SQL, faz sentido lidar antecipadamente com as bases de dados para compreender a sua função e modo de funcionamento.

A propósito, podes aprender a criar, gerenciar e projetar bancos de dados no curso SmartNinja “SQL & Bancos de Dados”. É um curso criado para iniciantes!

HTML e CSS

As duas linguagens, que na verdade não são linguagens de programação, mas são frequentemente mencionadas em conexão com linguagens de programação "reais", pois são importantes para criar e projetar websites.

enter image description here

HTML e CSS (Cascading Style Sheets) são utilizadas para descrever o conteúdo, estrutura e design de websites que são depois visíveis no browser. Como principiante, é mais fácil começar com HTML e CSS, uma vez que a concepção do front-end oferece uma introdução fácil à lógica e estrutura da programação.

Gostaria de usar HTML e CSS e experimentar a programação? Não hesite - participe do nosso curso de "Introdução ao HTML & CSS" ou "Web Development 1". Amplia teus horizontes! :)

enter image description here

Leia também: Está em Portugal o novo Silicon Valley?

Cursos de Programação Web Development Linguagem de Programação Programming Coding Curso de Programação Portugal

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!