Blog

Notícias, inpirações e dicas

7 Filmes de programação que todos devem assistir

7 Filmes de programação que todos devem assistir

03.04.2022 Smart Ninja PT

Listamos os filmes de programação ou relacionados à programação que, certamente, irão impressionar qualquer programador iniciante (e até mesmo os mais experientes).

E quanto aos outros?

Na verdade, os filmes que vamos listar são interessantes para toda a gente!

Finalmente, podemos abandonar os estereótipos. Estes filmes não são apenas para programadores, mas para qualquer pessoa interessada em tecnologia, na criação da World Wide Web ou em qualquer aventura de hacking no mundo.

Na lista de 7 filmes sobre programadores abaixo, temos a certeza de que irás encontrar um filme que o impressionará com grandes argumentos de Hollywood e efeitos audiovisuais.

A grande maioria dos filmes (revimos todos para os efeitos desta pesquisa 😎) são inspiradores e baseados em histórias reais.

Vejamos a lista (os filmes foram listados sem ordem de preferência):

THE SOCIAL NETWORK – A REDE SOCIAL

enter image description here

Foto: Divulgação

Com David Fincher como o realizador, The Social Network procura mostrar o processo de desenvolvimento do Facebook numa fase inicial. No geral, o filme é comovente e inspirador, com muitas menções de programação, algoritmos, tecnologia em alto crescimento e a experiência do capital de risco. O filme, adaptado do livro de Ben Mezrich (The Accidental Billionaires) conta a história do Facebook, Mark Zuckerberg e os problemas legais baseados no roubo de propriedade intelectual.

A parte sobre programação no The Social Network é curta, mas como está ligada a uma história real, cada secção sobre programação é completamente legítima.

Há uma cena interessante que vale prestar atenção: Quando o amigo de Mark escreve um algoritmo que compara os estudantes aos animais de uma quinta. Utilizaram-no para fazer um jogo que rapidamente se tornou muito popular. Tão popular que tiveram de desligar os servidores às 4h da manhã.

PIRATES OF THE SILICON VALLEY

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Muitos programadores consideram este como um dos melhores filmes com conteúdo sobre programação. O filme, de Martyn Burke, conta a história de como o computador pessoal foi concebido por gigantes como a Microsoft e a Apple.

O filme, ambientado nos anos 70, 80 e 90, busca mostrar os princípios que Bill Gates e Steve Jobs utilizavam para desenvolver os seus computadores pessoais de topo, dando assim início à nova era digital.

HACKERS – PIRATAS CIBERNÉTICOS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hoje em dia, quem souber algo sobre computadores ficará horrorizado com as cenas de computador deste filme, com uma interface de utilizador irrealista. No entanto, Hackers, de Iain Softley, fez um trabalho com sucesso.

Boa jogabilidade, personagens bem construídas e grande trama! O filme revela-se uma verdadeira viagem no tempo, especialmente quando os entusiastas de computadores eram totalmente loucos por computadores com uma velocidade de Internet de 28,8 Kbps.

Além disso, o filme tem bons tons de fundo retro – e se fores fã da Angelina Jolie, não se esqueça de o assistir, pois ela atua muito bem nas fases iniciais da sua carreira de atriz. Vais definitivamente gostar muito das cenas da velha escola.

JOBS

enter image description here

Foto: Divulgação

O filme Jobs é uma representação da vida de Steve Jobs, o fundador da Apple. O filme, de Joshua Michael Stern, ilumina a vida pessoal e os estudos de Jobs (interpretado por Ashton Kutcher). A maior parte do filme gira em torno de como a Apple se tornou uma empresa como a de hoje.

A parte sobre a programação é limitada, mas os programadores, e outras pessoas em geral, o consideram um filme inspirador e de alta qualidade. A recriação da cena de lançamento do iPod é emocionante e a forma como Ashton Kutcher interpretou Steve Jobs é fenomenal. Há muita dor, fracasso e sacrifício no filme, sendo retratados com muito sucesso.

CODEGIRL

enter image description here

Foto: Divulgação

Codegirl é um documentário sobre jovens raparigas que trazem mudança e melhorias às suas comunidades através da programação, tecnologia e desenvolvimento web.

É um documentário real e verdadeiramente inspirador. Também representa diferentes culturas, uma vez que, as histórias das jovens empreendedoras vão desde cidades dos EUA até à Europa e Brasil.

Codegirl é fruto de uma parceria do Google com a realizadora Lesley Chilcott, tendo como objetivo atrair mais raparigas para o mundo da programação.

THE FIFTH ESTATE – O QUINTO PODER

enter image description here

Foto: Divulgação

Quem não sabe sobre o WikiLeaks? Julian Assange, interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch, é o fundador do Wikileaks que revela documentos secretos sobre governos e exércitos mundiais.

Em 2006, o WikiLeaks foi fundado por Julian como uma plataforma jornalística para denunciantes e a troca de provas de atividades ilegais ou corruptas. Assim, a imprensa conseguiu descobrir informações confidenciais sem ser identificada por denunciantes anónimos.

The Fifth Estate, de Bill Condon, mostra os incidentes que levaram à criação do WikiLeaks e como este se tornou um assunto tão importante.

THE IMITATION GAME – O JOGO DA IMITAÇÃO

enter image description here

Foto: Divulgação

O filme O Jogo de Imitação foi exibido pela primeira vez em 2014 e apresenta a invenção do primeiro computador do mundo. Os programadores consideram este filme extremamente atraente. O protagonista é Alan Turing que, juntamente com a sua equipa, consegue encontrar uma forma de descodificar o Enigma alemão.

O filme é inspirador, realista, emocionante e baseia-se numa história verdadeira. Decifrar o Enigma desempenhou um papel fundamental para encurtar a Segunda Guerra Mundial e salvar vidas. O dispositivo do filme, inventado por Turing, tem a primeira arquitetura informática moderna. Em vez de transístores modernos, os computadores eletromecânicos utilizavam tubos de vácuo semelhantes a lâmpadas. Assim, acabaram por ser substituídos por computadores totalmente electrónicos, uma vez que os computadores mecânicos eram muito limitados.

Criptoanalista, matemático e filósofo Alan Mathison Turing é hoje considerado um dos precursores da computação moderna. O filme foi realizado por Morten Tyldum e Turing também foi interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch.

Diga-nos

Agora, chegámos à última parte. Se já assististe a alguns dos filmes da lista, podemos debater nas nossas redes sociais. Diga-nos o que pensa dos filmes e se os classificaria de forma semelhante à nossa.

Se ainda não viste aos filmes, tens uma lista interessantíssima e repleta de referências para aproveitares o teu fim de semana.

enter image description here

Tens vontade de trabalhar de qualquer parte do mundo ou ganhar dinheiro extra em projetos de TI? É simples! Faz um curso de programação online a partir do zero. Conhece já os nossos cursos de programação para iniciantes 💻

programação filmes de programação

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!