Blog

Notícias, inpirações e dicas

Conheça a nossa aluna Ninja - Sara Vital

Conheça a nossa aluna Ninja - Sara Vital

06.09.2022 Caroline Rebelo

A nossa aluna de SQL e Bases de Dados, Sara Vital, nos concedeu uma entrevista sobre a experiência de ser uma estudante SmartNinja, como foi o processo de aprendizagem e o que aprendeu com o curso. Sara também contou um pouco sobre os seus objetivos na carreira e alguns bons conselhos para quem tem interesse na área. Venha já conferir!

1. Descreve um bocadinho sobre ti. O que fazes da vida?

Olá, sou a Sara, tenho 30 anos e sou formada em gestão. Trabalho como analista comercial numa empresa no sector do grande consumo. Vivo nos arredores de Lisboa, mas o que gosto mesmo é da natureza e do campo pela sua tranquilidade. Gostava de um dia poder trabalhar remotamente.

2. O que gostavas de ser quando eras criança?

Pintora, nada a ver!

3. Qual é a conquista que mais te orgulhas?

Ter completado o meu mestrado.

4. Fizeste um curso SmartNinja. Podes descrever brevemente como foi a experiência?

Fiz o curso de SQL e Base de Dados com o formador Gustavo em formato online. A turma se beneficiou por ser pequena e um grupo informal. Qualquer dúvida era bem-vinda e esclarecida. Acredito que facilitou o facto de o Gustavo nos pôr à prova com exercícios após a exposição da teoria e dos conceitos.

5. O conhecimento adquirido com o curso SmartNinja te ajuda em algo que fazes atualmente?

Sim, desde que terminei o curso tenho mais facilidade em fazer ligações (joins) com os dados que tenho disponíveis e sou muito mais rápida a obter a informação que preciso. Também ajudou-me a ser mais crítica quanto à estruturação dos dados.

6. Aprendeste alguma nova linguagem/estrutura de programação ou outra tecnologia após o curso? Se sim, qual?

Estou neste momento a aprender Python.

7. Dirias que o conhecimento obtido na SmartNinja foi uma boa base para o teu aprendizado posterior?

Sim, sem dúvida! O curso ajudou-me a perceber que a programação não tem que ser complicada e pode ser um grande aliado no teu trabalho se tiveres as bases. Por outro lado, achei importante trabalhar com plataformas como o Slack e o GitHub que permitem a interação e partilha de conteúdo entre colegas e profissionais da área. Foi explorando estas plataformas que depois comecei a procurar mais por mim sobre outras linguagens e como resolver determinados problemas.

8. Quais são os teus objetivos com a programação e com a tua carreira para o futuro?

Continuo a explorar o SQL e estou a aprender Python, porque acredito que são linguagens fundamentais para qualquer futuro analista.

9. Algum conselho para alguém que está a começar a sua jornada na programação?

Começar nem sempre é fácil e pode parecer um bicho de 7 cabeças. A Smartninja ajuda-te a desmistificar essa ideia e dá-te o estímulo e as ferramentas para que depois consigas aventurar-te na programação sozinho/a.

enter image description here

Agradecemos muitíssimo a participação da Sara Vital no curso e nesta entrevista.

Tens interesse em saber mais sobre o curso SQL e Bases de Dados? Conhece mais detalhes aqui. Torna-te um SmartNinja.

SQL Bases de Dados Portugal Curso de programação

Subscreve a nossa newsletter!