Blog

Notícias, inpirações e dicas

Conheça o nosso aluno Ninja - Arnaldo Fateixa

Conheça o nosso aluno Ninja - Arnaldo Fateixa

06.09.2022 Caroline Rebelo

O nosso aluno do curso Programação para Iniciantes, Arnaldo Fateixa, nos concedeu uma entrevista sobre a experiência de ser um estudante de Python para iniciantes e como foi o processo de aprendizagem. Arnaldo também conta um pouco sobre a sua trajetória, seus princípios e os objetivos para o futuro. Confere já:

1.Descreve um bocadinho sobre ti. O que fazes da vida?

Sou um rapaz que gosta de estar muito no seu canto, introvertido e, às vezes, inseguro de si. Tenho aptidão para aprender rapidamente algo que me estejam a ensinar e no mundo da informática acontece bastante naturalmente. Quando tenho um objectivo sou muito focado nesse sentido. Neste momento estou a trabalhar como Auxiliar Técnico de manutenção na Nephrocare.

2. O que gostavas de ser quando eras criança?

Sempre tive aquele sonho de todas as crianças de ser bombeiro ou polícia para ajudar as pessoas que necessitassem de ajuda. Até ter a minha primeira consola, ficar apaixonado por esse mundo e ficar interessado em como funcionaria os jogos que jogava.

3. Qual é a conquista que mais te orgulhas?

Uma das minhas conquistas que me orgulho, e que poucas pessoas têm essa sorte, é ter encontrado o amor com que tenciono percorrer o percurso chamado vida ao meu lado em poucas tentativas, ou mesmo, praticamente nenhuma. Posso dizer que tive essa sorte.

4. Quais são os teus princípios de vida?

Um dos meus princípios da vida favoritos é: Nunca faças aos outros o que não gostarias que fizessem a ti.

5. Qual foi a coisa mais louca/engraçada que já aconteceu contigo? :)

Quando era mais novo acordei sobressaltado por pensar que tinha adormecido e estava atrasado para a escola. Visto-me, vou fazer a higiene pessoal e conforme já estou na cozinha a bater com portas e canecas para fazer algo para comer rapidamente. Aparece o meu irmão e diz: "O que estás a fazer a estas horas na cozinha? São 3 da manhã volta para a cama…”

6. Fizeste um curso SmartNinja. Podes descrever brevemente como foi a experiência?

Gostei da experiência e o formador foi bastante esclarecedor nas aulas e questões que nós tivemos e aprendi bastante com o curso.

7. O conhecimento adquirido com o curso SmartNinja te ajuda em algo que fazes atualmente?

Infelizmente, na posição em que estou no trabalho actual não utilizo programação para nada. Estou confiante que no futuro vai ser necessário caso consiga mudar de rumo.

8. Aprendeste alguma nova linguagem/estrutura de programação ou outra tecnologia após o curso? Se sim, qual?

De momento não aprendi mais nenhuma linguagem, mas estou a aprofundar o conhecimento com um curso da google sobre utilizar Python para automatização de sistemas.

9. Dirias que o conhecimento obtido na SmartNinja foi uma boa base para o teu aprendizado posterior?

Sem sombra de dúvida que sim.

10. Quais são os teus objetivos com a programação e com a tua carreira para o futuro?

Quero mudar completamente o rumo da minha vida e seguir programação como carreira. Quero ter um trabalho remoto que me possa dar mais liberdade de vida e com melhores condições.

11. Algum conselho para alguém que está a começar a sua jornada na programação?

Parece assustador e é capaz de ser o suficiente para não nos arriscarmos. Conforme vamos conhecendo melhor as bases e técnicas fica muito mais fácil, mas como é em tudo… Temos sempre algo a aprender. :)

enter image description here

Agradecemos a participação do Arnaldo no curso e nesta entrevista.

Ficaste com vontade de saber mais sobre o curso concluído pelo Arnaldo Fateixa? Confere já os cursos de programação disponíveis.

Programação Portugal Python Aluno

Subscreve a nossa newsletter!