Blog

Notícias, inpirações e dicas

Conheça o nosso aluno ninja - Estevão Gomes

Conheça o nosso aluno ninja - Estevão Gomes

03.05.2021 Thainá Braz

Nesta entrevista, o Estêvão, um dos nossos alunos da última edição do curso programação para inciantes conta-nos um pouco sobre si e sobre a sua experiência como estudante de programação no SmartNinja.

Podes começar por descrever um bocadinho sobre ti e o que fazes da vida? :)

Eu sou o Estêvão Gomes. A minha área de formação base é Engenharia Industrial e Gestão e trabalho neste momento na área do supply chain/logística numa empresa global de calçado.

Como é um dia normal na tua vida?

Neste momento nada é normal (com o covid), mas diria que um dia normal passa por tentar resolver problemas no meu trabalho e aproveitar o tempo livre para me melhorar mas também estar com amigos e fazer coisas que gosto.

O que gostavas de ser quando eras criança?

Cientista. Apesar de ser engenheiro penso que ainda tenho a irreverência de quem quer ser criativo precisa de ter.

Qual é a conquista que mais te orgulhas?

Diria que foi quando fui sozinho para o Japão viajar sem grande conhecimento do que iria encontrar. Mas a melhor conquista será sempre aquela que falta fazer. ;)

Quais são os teus princípios de vida?

Tentar melhorar sempre e não esquecer os meus sonhos. Ao mesmo tempo ser aberto (mesmo quando possa ser difícil entender) com outras pessoas e culturas diferentes do meu ponto de vista. Só assim o mundo pode ser um lugar melhor.

Qual é o teu pior hábito?

Ser obstinado/excessivamente focado, que para resolver problemas é ótimo. Por outro lado, em certas situações da vida, por vezes o mais importante é saber deixar para trás, o que é difícil para mim. A vida tem que ser vivida em equilíbrio, mas por vezes, é difícil atingir esse equilíbrio. O Taichi ajuda-me muitas vezes a conseguir essa estabilidade mas é algo que se tem que procurar durante a nossa vida.

Qual foi a coisa mais louca / engraçada que já aconteceu contigo? :)

A coisa mais louca foi uma mulher às 3/4 AM em Roppongi(Tokyo) pedir-me se eu queria uma massagem no meio da rua. Ainda hoje não sei exatamente o que seria isso, mas caso alguém se aventure depois que partilhe. :)

Fizeste um curso SmartNinja. Podes descrever brevemente como foi a experiência?

O curso penso que foi bastante puxado e acelerado para alguém que nunca tenha feito nada de programação ou não tenha qualquer base de programação.No entanto, para aquilo que queria, que era perceber a sintaxe do Python e as potencialidades que tinha, o curso foi exatamente de encontro ao que queria.

O conhecimento adquirido com o curso SmartNinja ajuda-te em algo que fazes atualmente?

Neste momento não, mas penso que me poderá ajudar a desenvolver um bot de trading no mercado financeiro.

Aprendeste alguma nova linguagem / estrutura de programação ou outra tecnologia após o curso? Se sim, qual?

Neste momento ainda não. A única coisa que se calhar poderia ajudar era refrescar o SQL dado que já não uso há bastantes anos, mas penso que isso agora não será prioritário.

Dirias que o conhecimento obtido no SmartNinja foi uma boa base para o teu aprendizado posterior?

Sim, seguramente. Quer para consultar caso precise, quer para me ajudar a prosseguir em termos do uso do próprio Python. Ao mesmo tempo, o Python é algo que é pedido em posições de Data Science, algo que pode abrir portas.

Quais são os teus objetivos com a programação e com a tua carreira para o futuro?

Basicamente usar para me ajudar a melhorar processos e/ou fazer algoritmos/rotinas que me ajudem a resolver problemas. Se depois vou derivar para uma área mais de programação pura, só o tempo dirá. Mas será uma possibilidade que quero ter em aberto.

Para terminar, poderias dar algum conselho para alguém que está a começar a sua jornada na programação?

Qualquer um pode programar, mas penso que como tudo é algo que se tem que gostar. Penso que nem toda a gente tem perfil porque simplesmente é algo que não é como se vê em filmes. Muitas vezes pode ser bastante frustrante devido a bugs e a erros que não se consegue perceber de onde vem. Ter que se andar a ver linhas de código durante bastante tempo(horas) até se conseguir ver o porquê do código não fazer aquilo que nós queremos ou porque é que determinada excepção está a acontecer, etc… Penso que quem quer programar tem de ser uma pessoa que gosta de criar coisas, mas ao mesmo tempo estar preparada para vivenciar a frustração (pelo menos até as coisas estarem a funcionar como suposto).

enter image description here Ficaste com vontade de saber mais sobre o curso concluído pelo Estêvão Gomes? Confere aqui o curso de programação para iniciantes.

aluno python cursos de programação programação para iniciantes Portugal

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui
Segurança na Internet e Hacking (online)

Segurança na Internet e Hacking (online)

Online 19.09.2022

Vem aprender as técnicas de hacking mais comum, e como te podes proteger na internet. Este curso é ideal para iniciantes.

A partir de 99,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!