Blog

Notícias, inpirações e dicas

Conheça o nosso instrutor ninja - Michel Morais

Conheça o nosso instrutor ninja - Michel Morais

18.03.2021 Thainá Braz

Nesta entrevista, o Michel partilhou um bocadinho sobre si, sobre os seus projetos, hobbies e o que mais o motiva a ensinar. O Michel para além de programador e um estuasiasta da tecnologia, gosta de ver séries, andar de mota e quando era criança, gostava de desenhar e queria ser arquiteto.

Gostaríamos que falasses um bocadinho sobre ti. Conta-nos quem tu és e o que fazes :)

Em poucas palavras, sou um entusiasta da tecnologia de informação. Comecei a estudar informática um pouco sem querer, gostava de tecnologia e gadgets mas longe de imaginar todo o seu potencial. Rapidamente comecei a aprender a programar nas velhas Texas TI-83, Pascal e C, e desde então não parei de explorar esta área.

Como é um dia comum na tua vida?

Tipicamente o meu dia é composto por 70% programação, 15% rever código de outros membros da equipa, 10% reuniões e 5% de pesquisa sobre algo que esteja a implementar. Para além da vida profissional, gosto de ver séries, ouvir podcasts, ler, jogar e claro passear.

Quando eras criança, o que sonhavas em ser?

Arquitecto, gostava de desenhar :).

Qual foi a realização pessoal ou projeto que mais te orgulhas?

Os projectos mais actuais são sempre os mais difíceis e os mais estimulantes. No entanto, não há projectos iguais, há sempre uma área nova que não conhecemos, um requisito mais exigente que nos obriga a explorar novas temáticas, e com o passar do tempo novas técnicas/padrões surgem daí nunca haver projetos iguais e a minha dificuldade em enaltecer um em concreto.

Qual foi a maior loucura que já fizeste na vida?

Situando a pergunta ao nível profissional, eventualmente 1 delete from table em que me escapou a cláusula where. Quem nunca?

Tens algum passatempo?

Adoro andar de mota.

Tens algum/alguns princípios de vida? Se sim, podes partilhar?

Alguns, contudo se tiver que resumir diria "Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti".

És um instrutor no SmartNinja. Qual é a tua maior motivação para ensinar?

Conseguir transmitir os conhecimentos de forma simples e acompanhar a evolução das pessoas ao longo do tempo. É uma experiência bastante gratificante.

Michel Morais

Há algum conselho que gostavas de dar para pessoas que gostariam de começar a aprender a programar e talvez se tornar programadores profissionais algum dia?

Para quem quer aprender a programar, pode começar por pesquisar um projeto simples, do qual lhe desperte interesse e tentar implementá-lo. Posso dar sugestões como: uma simples aplicação para controlar os gastos financeiros, resolver fórmulas matemáticas (fórmula resolvente, por exemplo) ou simplesmente guardar os filmes favoritos. O importante é não desistir e continuar a praticar. Persistir é a palavra-chave.

Onde te vês daqui 10 anos?

Certamente muito ligado à parte técnica de IT.

enter image description here

Muito obrigado por dividir as tuas experiências connosco, Michel. :)

Os cursos da SmartNinja vão te ensinar programação, hacking, design de bases de dados, criação de chatbots e muito mais. Temos vários cursos adaptados às tuas necessidades. Conhece um pouco mais das nossas opções de cursos de programação.

sql base de dados instrutor cursos de programação cursos programação lisboa

Sabe mais sobre os nossos cursos

Programação para Iniciantes (online)

Programação para Iniciantes (online)

Online 03.10.2022

Vem aprender as bases de programação e torna-te num verdadeiro programador. O curso usa a linguagem Python, que é uma das mais populares e relevantes no mundo.

A partir de 199,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!