Blog

Notícias, inspiração e dicas

Cursos online VS Cursos presenciais

Cursos online VS Cursos presenciais

13.05.2019 David Aleixo

Vamos supor que tens 100% de certeza que gostarias de aprender a programar. Ótimo! Mas a tua próxima pergunta será: “Como?” Há inúmeras opções que tens ao teu alcance: cursos online, cursos presenciais a part-time ou a full-time. Mas ainda assim, por onde deves começar?

Devo frequentar cursos online ou presenciais?

Tudo depende das tuas próprias preferências. Aprender a programar é um processo que levará algum tempo. Portanto, antes de começar deves realmente pensar que tipo de processo de aprendizagem faz mais sentido para ti próprio. Se és bem organizado, automotivado e gostas de trabalhar sozinho, provavelmente uma boa maneira de começar é inscreveres-te nalgum curso online. Por outro lado, se tens alguma dificuldade em manter a atenção nos detalhes, ou tendes a perder o interesse e preferes trabalhar em equipa, isto poderá significar que um curso presencial poderá ser uma melhor opção para ti.

Porque é que me devo inscrever num curso online?

Há muitos cursos online diferentes, com milhares de alunos matriculados em cada ano. Este método de aprendizagem está a ficar cada vez mais diversificado. Os cursos online têm por vezes um mentor para ajudar e orientar os formandos assim como toda uma comunidade online.

Alguns destes cursos online oferecem um programa de colocação profissional. Normalmente o ritmo de estudo com que se vai progredindo no curso é ditado pelo estudante sendo possível ir-se adaptando o processo de aprendizagem à vida pessoal e/ou profissional. Estes tipos de cursos tendem a ser mais baratos do que os cursos presenciais, ainda assim o preço de um curso online pode variar de 0 EUR a 5.000 EUR ou mais.

Porque te deves inscrever num curso presencial?

Cursos presenciais são muito comuns e populares entre o meio estudantil. Em quase todas as grandes cidades existe uma larga oferta de cursos presenciais aos quais podes comparecer. Estes tipos de cursos tendem a ser mais estruturados, o que é importante quando se pretende adquirir competências mais complexas como é o caso da programação. Uma boa estrutura mantém o aluno organizado e motivado para aprender mais rápido e de forma mais eficaz. Um formador/instrutor presencial permite que o aluno tenha um acompanhamento mais eficiente, e muitas vezes usar o formador como um colete salva-vidas quando se fica sem alternativas ao tentar resolver um problema.

O ambiente de formação é outro fator importante. Estar rodeado por um grupo de pessoas que pensam da mesma forma, ajuda a manter a motivação e o foco durante todo o tempo de formação. Esta heterogeneidade de pessoas ajuda ainda à preparação para o meio profissional. Querer ser um programador significa na maior parte dos casos estar a trabalhar em equipa de forma a atingir o mesmo objetivo (resolver um problema no código, colocar a última atualização disponível, etc) Geralmente os cursos presenciais tendem a ser mais caros que os cursos online mas não necessariamente.

Comparação

Cursos online

  • Próprio ritmo e localização
  • Reduzida interação social
  • Requer muita autodisciplina e automotivação
  • MUITOS cursos disponíveis o que dificulta saber por onde começar
  • Ganha experiência em trabalhar sozinho
  • Geralmente mais barato
  • Dificuldade em superar um problema quando sem fica sem opções

Cursos presenciais

  • Curso com agenda pré-definida no local indicado
  • Interação com outros alunos e formadores
  • Resolução de problemas com entreajuda
  • Percurso estruturado desde o iniciante ao avançado
  • Experiência em trabalho de equipa
  • Custo geralmente mais alto
  • Disponibilidade de ajuda do formador

Tenta e vê por ti mesmo

No final de contas, a decisão é tua. Qual achas que é a melhor maneira de aprender? Aprender a programar pode ser uma ótima competência e bastante gratificante. É apenas uma questão de saberes o que queres fazer depois de leres este artigo. Inscreve-te hoje mesmo num curso, Online ou presencial – a decisão é tua.

formação presencial curso presencial curso online comparação

Sabe mais sobre os nossos cursos

Programação para Iniciantes (Python) - Fins-de-Semana

Programação para Iniciantes (Python) - Fins-de-Semana

Lisboa 22.06.2019

Aprende as bases de programação, e torna-te num verdadeiro programador. Este curso tem a duração de 4 semanas, com sessões de três hora uma vez por semana ao sábado.

A partir de 199 EUR

Candidata-te aqui
Web Development 1

Web Development 1

Lisboa 02.09.2019

Aprende a criar websites e aplicações da web. Neste curso de 12 semanas vais aprender a desenvolver ambos front-end (HTML, CSS) e back-end (Python).

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!