Blog

Notícias, inspiração e dicas

David: “Programação é um desafio que compensa todo o tempo e esforço investido”

David: “Programação é um desafio que compensa todo o tempo e esforço investido”

23.04.2018 Andre Faria

O David é um estudante que completou o Web Development 1. Após o curso, começou o seu próprio negócio e já recebeu várias oportunidades de trabalho.

Quem és tu, e o que fazes?

O meu nome é David. Tenho 30 anos e sou pai de dois filhos. Atualmente estou a desenvolver uma das minhas próprias ideias, e a andar muito de bicicleta com o meu filho mais velho! Passo o meu tempo livre a brincar com os meus filhos e a aprender.

Descreve-nos um dia de trabalho normal da tua vida.

A minha rotina de dia-a-dia pode parecer aborrecida, mas eu gosto! 😊 De manhã, levo o meu filho para a creche e depois volto para casa e começo a trabalhar. A tarde é reservada para atividades com os meus filhos. Durante a noite, divido o meu tempo entre passar tempo com a minha esposa, e aprender – sou um autodidata, por isso sinto a necessidade de sacrificar tempo para isso.

Quando eras criança, qual era a profissão que sonhavas ter?

Ui… Condutor de camiões. 😊

Qual é a conquista que mais te orgulha na tua vida?

Hum… Eu tenho orgulho em várias coisas. Mas se tivesse de escolher uma, diria que tenho orgulho em ter tido a iniciativa de começar a aprender programação, porque me abriu a porta para um mundo novo. Um mundo desconhecido para mim antes de experimentar, e que me dá muito prazer hoje em dia.

Quais são os teus princípios de vida?

“A palavra certa encontra o sítio certo” (A nice word finds a nice place)

Qual é o teu mau hábito?

Dormir 😊

Frequentaste o curso da SmartNinja, onde foste um dos melhores alunos. Podes descrever brevemente a tua experiência?

Sim, eu participei no curso de Web Development 1. A minha experiência foi ótima. Há muito tempo que andava com interesse em programação, mas nunca tinha entrado mesmo em contacto com esta realidade. Posso dizer que o meu professor foi ótimo. Conseguiu ensinar-nos de uma maneira lógica e compreensível, mesmo com tópicos e questões mais complexas. Para além disso, as aulas excederam as minhas expectativas, visto que aprendi coisas que não esperava aprender no curso.

Achas que este curso te deu conhecimento suficiente para começares uma carreira como programador?

Tenho muito boas bases para o futuro, e tenho confiança para tentar coisas novas. Acho que o curso é um bom ponto de partida para conhecer as bases, mas acima de tudo é importante ter a ajuda de uma pessoa com muita experiência, que te consegue responder às perguntas mais básicas ou complexas.

Aprendeste alguma língua de programação nova depois do curso? Qual? Achas que o conhecimento adquirido no curso é útil para aprenderes novas línguas?

Aprendi PHP, SQL e JavaScript. Acho que o conhecimento adquirido é um ótimo ponto de partida para aprender novas línguas, mas acima de tudo, tem de haver motivação e vontade de aprender e trabalhar!

Tens algum conselho para aqueles que estão a pensar em aprender programação?

Não desistam! 😊 É difícil, muitas vezes incompreensível, e é aí que tens de persistir. É, claro, um desafio que compensa todo o esforço e tempo investido.

Subscreve a nossa newsletter!