Blog

Notícias, inpirações e dicas

DeFI é a próxima grande revolução das cryptomoeadas. Mas afinal... O que é DeFI?

DeFI é a próxima grande revolução das cryptomoeadas. Mas afinal... O que é DeFI?

08.07.2021 Thainá Braz

A Bitcoin está aqui para ficar. Isso nos trouxe o conceito de uma moeda digital que é armazenada numa base de dados descentralizada chamada blockchain.

No entanto, o blockchain pode fazer muito mais do que apenas armazenar uma moeda. Um blockchain também pode armazenar programas de computador.

Esses são chamados de "contratos inteligentes", mas pode ser um termo um tanto quanto confuso, já que não é um contrato real. É apenas um programa de computador, ou seja, um código.

A pergunta é:

Como os contratos inteligentes são diferentes dos programas de computador normais?

Depois que um contrato inteligente é inserido numa blockchain, ele nunca pode ser eliminado ou alterado novamente (assim como ninguém pode eliminar a quantidade de bitcoins que alguém possui). Depois que algo é armazenado no blockchain, ele permanece lá para sempre.

Não é possível armazenar código no blockchain Bitcoin, mas o mesmo pode ser armazenado no blockchain Ethereum, e é por isso que dizem que o Ethereum é um "blockchain de contrato inteligente".

Desta forma, os programadores podem criar programas descentralizados, ou seja, contratos inteligentes que permitem emprestar ou tomar emprestado entre muitas pessoas, bem como comprar ou vender tokens (sem necessidade de troca central) e muito mais. E isso é chamado DeFi.

O que significa DeFi?

DeFi é a abreviatura de Finanças Descentralizadas ou Sistema Financeiro Descentralizado.

E o que é isso exatamente? É basicamente todos os serviços financeiros (como empréstimos, operações comerciais, etc) que conhecemos do mundo financeiro tradicional podem ser realizados de forma descentralizada e com acesso gratuito no DeFi.

Como isso poderá afetar-nos? Por que nós deveriamos preocupar-nos se algo é descentralizado e acessível gratuitamente?

A descentralização significa que você *tem controle total * sobre seus próprios recursos. Não há intermediários que possam *congelar * as suas finanças.

É claro que essas condições são muito diferentes (raras, poderíamos dizer também) no mundo ocidental, mas quem vive em um país não democrático pode enfrentar essas consequências (por exemplo, se falar abertamente contra o governo).

O acesso gratuito significa que é possível usar um serviço independentemente do local de residência, sexo, nacionalidade ou raça. Os contratos inteligentes não discriminam.

Os europeus costumam enfrentar esses problemas ao tentar usar os serviços da Web de empresas americanas de tecnologia. Isso não tem necessariamente a ver com um problema discriminatório, mas sim porque o país não é apoiado. As aplicações de Blockchain (contratos inteligentes) não se importam de qual país a pessoa é, qualquer um pode usá-los.

Exemplos populares de aplicativos DeFi

Possivelmente, o serviço DeFi mais popular e amplamente utilizado é o Uniswap. Com o Uniswap você pode comprar ou vender todos os tokens emitidos na rede Ethereum.

Não há central de câmbio ou outro mediador. Uniswap é apenas um contrato inteligente que permite a troca de um token por outro. Simples, mas muito eficaz.

Outro exemplo popular é a *plataforma de crédito * Aave. O Aave pode ser usado para emprestar e ganhar juros sobre empréstimos ou depósitos. Qualquer um pode até solicitar um empréstimo, se quiser.

O serviço tem acesso gratuito e não há intermediários para gerenciar o processo de empréstimo e decidir quem obtém o empréstimo e quem não. Tudo é feito automaticamente por meio de contratos inteligentes.

Mas o que acontece se o mutuário não pagar o empréstimo?

Está tudo pensado. Para obter o empréstimo, o mutuário deve incluir uma garantia no contrato Aave Smart. Um valor pode ser qualquer token compatível com Aave.

Vamos nos colocar em contexto. Se um mutuário quiser emprestar 1000 USDC (uma moeda estável em USD), ele deve fornecer garantia na forma de ETH. Se você não pagar o empréstimo, o Aave automaticamente vende a ETH bloqueada e reembolsa o empréstimo.

Então, por que não vender ETH?

Se acha que o valor da ETH vai aumentar no futuro, é preferível não vender a ETH, mas pegar um empréstimo que seja possível pagar aos poucos.

Caso aumente de preço, e se o empréstimo for pago, a pessoa terá lucro.

Onde encontrar mais informações sobre o DeFi e como o blockchain funciona?

Existem muitos recursos disponíveis, desde vídeos do YouTube a livros. Atualmente, existem inúmeros recursos e fontes para aprender o conhecimento de forma auto ditada.

Mas para quem prefere aprender com um instrutor e em grupo, na SmartNinja temos um curso de Bitcoin, Blockchain e Criptomoeda.

No nosso curso de Bitcoin, Blockchain e Criptomoeda Virtual, aprenderás como funciona a tecnologia por trás das criptomoedas (criptografia, mineração, blockchain, etc.) e quais outras são úteis.

Se isso parece muito "técnico" para ti, não te preocupes, o curso foi projetado para iniciantes, assim como os outros cursos de programação disponíveis.

btc contratos digitais Ethereum smartNinja cursos

Sabe mais sobre os nossos cursos

Segurança na Internet e Hacking (online)

Segurança na Internet e Hacking (online)

Online 18.01.2022

Vem aprender as técnicas de hacking mais comum, e como te podes proteger na internet. Este curso é ideal para iniciantes.

A partir de 99,00 EUR

Candidata-te aqui
Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 07.02.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!