Blog

Notícias, inpirações e dicas

Conheça o nosso mais novo instrutor ninja - Bernardo Tavares

Conheça o nosso mais novo instrutor ninja - Bernardo Tavares

04.01.2021 Miha Fabjan

Entusiasta por tecnologia, programador autodidata e músico nas horas de lazer. É assim que o Bernardo se identifica. Numa entrevista descontraída, Bernardo, um dos nossos instrutores no SmartNinja, conta-nos um pouco sobre si, sobre os seus projetos e o que mais o motiva a ensinar.

1. Gostaríamos que falasses um bocadinho sobre ti. Conta-nos quem tu és e o que fazes :)

Sou um entusiasta por tecnologia e pelo planeta. A preocupação pelas alterações climáticas levou-me a estudar engenharia da Energia e do ambiente. Querendo contribuir com soluções, aprendi a programar de forma autodidata e por aí segui profissionalmente. Hoje sou CTO da startup GoParity, uma plataforma de investimento em projetos sustentáveis.

2. Como é um dia comum na tua vida?

Um dia completo inclui: uma ou duas reuniões internas sobre o produto, o pipeline ou um sprint, a descoberta de um bug para resolver no próprio dia e a finalização de uma nova feature, nem que seja das pequeninas.

Quando eras criança, o que sonhavas em ser?

Um astronauta, pois claro.

3. Qual foi a realização pessoal ou projeto que mais te orgulhas?

Tenho muito orgulho em vários projetos, desde a fundação de um hackerspace à organização de hackathons, mas o crescimento da GoParity desde o estado embrionário até agora é o meu maior motivo de orgulho. Mesmo considerando o ainda longo caminho pela frente.

4. Qual foi a maior loucura que já fizeste na vida?

Determinadas migrações e deployments provavelmente!

5. Tens algum passatempo?

Sim, tocar piano e jogar Dungeons and Dragons.

6. Tens algum/alguns princípios de vida? Se sim, podes partilhar?

Um princípio será trabalhar em projetos que acredito e que tenham impacto positivo no mundo. Enquanto indivíduos não somos escaláveis e o tempo que dispomos é limitado pelo que considero importante usá-lo para algo que nos seja gratificante.

7. És um instrutor no SmartNinja. Qual é a tua maior motivação para ensinar?

Ensinar é das vocações que considero mais gratificante. Em aulas de programação ou workshops, sabe sempre bem dar utilidade ao conhecimento já adquirido. Temos a oportunidade de inspirar e ter um impacto positivo, seja diretamente no aluno(a) ou até indiretamente no que eles possam vir a criar no futuro com o conhecimento transmitido. E se estivermos abertos a isso, ainda podemos aprender com eles!

Benardo at a workshop

8. Há algum conselho que gostavas de dar para pessoas que gostariam de começar a aprender a programar e talvez se tornar programadores profissionais algum dia?

Sim, tenham projetos! Associem a vontade de aprender com outras áreas e ideias que tenham interesse e façam disso um projeto. Aprender apenas na base teórica é limitativo e deve ser complementado com a experiência e confiança de uma abordagem “hands-on”.

9. Onde te vês daqui 10 anos?

Elon Musk português! Ou felizmente ordinário. Ainda indeciso.

Muito obrigado por dividir as tuas experiências connosco, Bernardo! :)

Desejas conhecer um pouco mais do curso que o Bernardo lecionou? Descobre mais sobre o curso Programação para iniciantes.

enter image description here

Os cursos da SmartNinja vão te ensinar programação, hacking, design de bases de dados, criação de chatbots e muito mais. Temos vários cursos adaptados às tuas necessidades.

Conhece mais sobre as nossas opções de cursos de programação, entre outros.

enter image description here

Leia também no blog: Quais são as melhores comunidades de programação online?

programador professor instrutor cursos de programação Web Development programação Programação Portugal

Sabe mais sobre os nossos cursos

Programação para Iniciantes (online)

Programação para Iniciantes (online)

Online 03.10.2022

Vem aprender as bases de programação e torna-te num verdadeiro programador. O curso usa a linguagem Python, que é uma das mais populares e relevantes no mundo.

A partir de 199,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!