Blog

Notícias, inpirações e dicas

Está em Portugal o novo Silicon Valley?

Está em Portugal o novo Silicon Valley?

29.04.2022 Smart Ninja PT

Portugal pulsa com vibrantes comunidades de pessoas vindas de outros países e continentes. Temos em Portugal um ótimo clima, paisagens encantadoras, arquiteturas deslumbrantes e deliciosas comidas portuguesas. Além de uma receção calorosa da parte das pessoas, o inglês é comumente falado.

Mais do que um excelente lugar para morar, Portugal tem sido um país procurado para estabelecer negócios, entre eles, eventos e empresas de tecnologia.

Este artigo foi criado para ajudar os estudantes e iniciantes das áreas de tecnologia. Assim, podem conhecer um pouco mais sobre os eventos e companhias tech que possuem filiais ao redor do mundo, incluindo Portugal. Também incluímos as aceleradoras Startups baseadas em Lisboa. Saiba mais:

enter image description here

Ponte 25 de Abril.

Eventos

Web Summit: O grande evento tech Web Summit voltou a acontecer na cidade lisboeta em novembro de 2021 e já tem seu próximo evento planeado para 2022. De origem irlandesa, o evento de 2021 juntou mais de 42.000 pessoas e as empresas que redefiniram a indústria. De acordo com informações do evento, a última edição contou com mais 1.000 oradores, 1.500 jornalistas, 700 investidores e 1.250 startups e parceiros. Os big bosses da tecnologia também fizeram parte, como Craig Federighi, da Apple, e Werner Vogels, da Amazon, entre outros.

NDC Conferences: Um dos maiores a nível internacional na área da tecnologia, o evento Norwegian Developers Conference acontece na cidade do Porto, especificamente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Trata-se de um evento de 5 dias composto por 2 dias de workshops e 3 dias de conferências com sessões simultâneas. O NDC Porto reuniu no mês de abril de 2022 especialistas de tecnologia, desde Big Data, Cloud, AI, Base de Dados, Mobile, Segurança, Ferramentas, UX, Web e outras áreas tecnológicas. Com escala mundial, os próximos eventos acontecerão em Londres, Copenhagen, Melbourne, Kongsberg, Oslo, Sidney e Minnesota respetivamente. Consulta o website e agenda aqui.

Future.Works Tech Conference: De origem portuguesa e que vale a menção neste artigo, mais de 30 empresas com mais de 1.000 oportunidades de emprego marcaram o evento em outubro de 2021. Os participantes puderam participar de workshops, palestras e aconselhamentos especializados durante dois dias no Centro de Congressos de Lisboa. Entre os mais de 60 palestrantes desta edição, encontram-se nomes como de John Romero, criador dos jogos de sucesso Doom e Quake; Philip Zimmermann, criador do protocolo PGP; Ekaterina Sirazitdinova, "data scientist" na Nvidia; Maxim Salnikov, "developer engagement lead" na Microsoft; Bear Douglas, "director of developer relations" no Slack; e Nir Chervoni, "head of data security" na Booking.

Nota: Os estudantes podem ter acesso a bilhetes grátis nas suas universidades e associações de estudantes.

Apresentamos abaixo algumas empresas de tecnologia estabelecidas em Portugal e que vale a pena conhecer:

Kaizen Gaming - Empresa líder em GameTech na Grécia e uma das que mais rapidamente cresce na Europa. Opera em 8 países, na Grécia e Chipre sob a marca Stoiximan e na Alemanha, Roménia, Portugal, Brasil, Bulgária e Chile sob a marca internacional Betano. O propósito da Kaizen Gaming é a inovação de produtos, serviços e a melhoria da experiência de jogo online para os utilizadores.

Cisco System - É uma companhia transnacional estadunidense com sede principal em San José, Califórnia. Em Portugal, a Cisco está baseada em Porto Salvo e foi considerada a melhor companhia para se trabalhar, de acordo com o último ranking da Great Place to Work. A empresa oferece soluções de Networking, Cloud e Cybersecurity.

Uniplaces – Presente em 39 cidades europeias, é uma plataforma online para encontrar e arrendar alojamento para estudantes. Foi criada em 2013 com o objectivo de facilitar e melhorar o aluger de uma nova casa.

Codacy – É uma ferramenta que automatiza as revisões de código e monitora a qualidade do código. Ela monitora as mudanças na cobertura, duplicação e complexidade do código. Ajuda aos desenvolvedores a otimizar o tempo nas revisões de código.

TalkDesk – Fornece serviços de call center alojados na nuvem. É uma empresa de direito estado-unidense, contudo foi fundada por dois portugueses. Possui escritório em São Francisco, Lisboa, Porto, Coimbra e Londres.

Unbabel – É uma plataforma de tradução baseada em inteligência artificial. A Unbabel combina a Neural Machine Translation com Machine Learning e crowdsourced. A empresa tem sedes em Lisboa e São Francisco.

James (antes Crowdprocess) – É uma empresa de data science responsável por um software que analisa os riscos de crédito. Já foi considerada a melhor “fintech” da Europa.

Leia também: Tecnologia: uma ferramenta de controlo, mas também de resistência.

Conhece também as Aceleradoras de StartUps de Lisboa:

Beta-i - É uma consultoria de inovação colaborativa global que permite a colaboração entre empresas e startups para construir um futuro colectivo. Localizada no centro de Lisboa, já trabalhou com mais de 500 entradas e executou vários programas de aceleração.

Lisboa Empreende - É um programa promovido pela Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de dar suporte ao tecido empresarial da cidade de Lisboa e de apoiar o surgimento de novos negócios.

Invest Lisboa - É um ponto de contacto para investidores, empresas e empreendedores, que oferece serviços personalizados, confidenciais e gratuitos, incluindo a disponibilização de aconselhamento, informação e contactos, e a pesquisa de instalações, parceiros de negócio e oportunidades de investimento.

Startup Lisboa - É uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar a criação de empresas e empreendedores nos primeiros anos de atividade, promover a criação de emprego e contribuir para a vitalidade urbana, social e económica de Lisboa.

enter image description here

Temos a intenção de continuamente atualizar este artigo, para assim fornecer melhores informações para os nossos SmartNinjas.

Leia também: Desenvolvimento da Web Mundial – Da Web1 à Web3

Empresas Tech Lisboa Tecnologia Startup Cursos de Programação Aprender Programação

Subscreve a nossa newsletter!