Blog

Notícias, inpirações e dicas

Está em Portugal o novo Silicon Valley?

Está em Portugal o novo Silicon Valley?

26.09.2022 Miha Fabjan

Portugal pulsa com vibrantes comunidades de pessoas vindas de outros países, assim como de diferentes continentes. Temos em Portugal um ótimo clima, paisagens encantadoras, arquiteturas deslumbrantes e deliciosas comidas portuguesas. Além de uma receção calorosa da parte das pessoas, o inglês é comumente falado.

Mais do que um excelente lugar para morar, Portugal tem sido um país procurado para estabelecer negócios, entre eles, eventos e empresas de tecnologia.

Este artigo foi criado para ajudar os estudantes e iniciantes das áreas de tecnologia. Assim, podem conhecer um pouco mais sobre os eventos e companhias tech que possuem filiais ao redor do mundo, incluindo Portugal. Também incluímos as aceleradoras Startups baseadas em Lisboa. Saiba mais:

Eventos

Web Summit: O grande evento tech Web Summit voltou a acontecer na cidade lisboeta em novembro de 2021 e já tem seu próximo evento planeado para 2022. De origem irlandesa, o evento de 2021 juntou mais de 42.000 pessoas e as empresas que redefiniram a indústria. De acordo com informações do evento, a última edição contou com mais 1.000 oradores, 1.500 jornalistas, 700 investidores e 1.250 startups e parceiros. Os big bosses da tecnologia também fizeram parte, como Craig Federighi, da Apple, e Werner Vogels, da Amazon, entre outros.

enter image description here

NDC Conferences: Um dos maiores a nível internacional na área da tecnologia, o evento Norwegian Developers Conference acontece na cidade do Porto, especificamente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Trata-se de um evento de 5 dias composto por 2 dias de workshops e 3 dias de conferências com sessões simultâneas. O NDC Porto reuniu no mês de abril de 2022 especialistas de tecnologia, desde Big Data, Cloud, AI, Base de Dados, Mobile, Segurança, Ferramentas, UX, Web e outras áreas tecnológicas. Com escala mundial, os próximos eventos acontecerão em Londres, Copenhagen, Melbourne, Kongsberg, Oslo, Sidney e Minnesota respetivamente. Consulta o website e agenda aqui.

Future.Works Tech Conference: De origem portuguesa e que vale a menção neste artigo, mais de 30 empresas com mais de 1.000 oportunidades de emprego marcaram o evento em outubro de 2021. Os participantes puderam participar de workshops, palestras e aconselhamentos especializados durante dois dias no Centro de Congressos de Lisboa. Entre os mais de 60 palestrantes desta edição, encontram-se nomes como de John Romero, criador dos jogos de sucesso Doom e Quake; Philip Zimmermann, criador do protocolo PGP; Ekaterina Sirazitdinova, "data scientist" na Nvidia; Maxim Salnikov, "developer engagement lead" na Microsoft; Bear Douglas, "director of developer relations" no Slack; e Nir Chervoni, "head of data security" na Booking.

Nota: Os estudantes podem ter acesso a bilhetes grátis nas suas universidades e associações de estudantes.

Apresentamos abaixo algumas empresas de tecnologia estabelecidas em Portugal e que vale a pena conhecer:

Kaizen Gaming: Empresa líder em GameTech na Grécia e uma das que mais rapidamente cresce na Europa. Opera em 8 países, na Grécia e Chipre sob a marca Stoiximan e na Alemanha, Roménia, Portugal, Brasil, Bulgária e Chile sob a marca internacional Betano. O propósito da Kaizen Gaming é a inovação de produtos, serviços e a melhoria da experiência de jogo online para os utilizadores.

enter image description here

Cisco System - É uma companhia transnacional estadunidense com sede principal em San José, Califórnia. Em Portugal, a Cisco está baseada em Porto Salvo e foi considerada a melhor companhia para se trabalhar, de acordo com o último ranking da Great Place to Work. A empresa oferece soluções de Networking, Cloud e Cybersecurity.

Uniplaces – Presente em 39 cidades europeias, é uma plataforma online para encontrar e arrendar alojamento para estudantes. Foi criada em 2013 com o objectivo de facilitar e melhorar o aluger de uma nova casa.

Codacy – É uma ferramenta que automatiza as revisões de código e monitora a qualidade do código. Ela monitora as mudanças na cobertura, duplicação e complexidade do código. Ajuda aos desenvolvedores a otimizar o tempo nas revisões de código.

TalkDesk – Fornece serviços de call center alojados na nuvem. É uma empresa de direito estado-unidense, contudo foi fundada por dois portugueses. Possui escritório em São Francisco, Lisboa, Porto, Coimbra e Londres.

Unbabel – É uma plataforma de tradução baseada em inteligência artificial. A Unbabel combina a Neural Machine Translation com Machine Learning e crowdsourced. A empresa tem sedes em Lisboa e São Francisco.

Conhece também as Aceleradoras de StartUp de Lisboa:

Beta-i - É uma consultoria de inovação colaborativa global que permite a colaboração entre empresas e startups para construir um futuro colectivo. Localizada no centro de Lisboa, já trabalhou com mais de 500 entradas e executou vários programas de aceleração.

enter image description here

Lisboa Empreende - É um programa promovido pela Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de dar suporte ao tecido empresarial da cidade de Lisboa e de apoiar o surgimento de novos negócios.

Invest Lisboa - É um ponto de contacto para investidores, empresas e empreendedores, que oferece serviços personalizados, confidenciais e gratuitos, incluindo a disponibilização de aconselhamento, informação e contactos, e a pesquisa de instalações, parceiros de negócio e oportunidades de investimento.

Startup Lisboa - É uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar a criação de empresas e empreendedores nos primeiros anos de atividade, promover a criação de emprego e contribuir para a vitalidade urbana, social e económica de Lisboa.

Temos a intenção de continuamente atualizar este artigo para fornecer melhores informações para os nossos SmartNinjas.

startup lisbon lisboa code python

Subscreve a nossa newsletter!