Blog

Notícias, inpirações e dicas

Não comece a programar se isto está a acontecer...

Não comece a programar se isto está a acontecer...

01.05.2022 Smart Ninja PT

O século XXI tem sido marcado por avanços tecnológicos que mudaram a forma como desfrutamos do nosso tempo livre, compromissos, trabalho e alimentação. É possível encontrar a todo lado algo relacionado com a tecnologia e os sistemas de software que a controlam.

De manhã, acorda com um alarme (tecnologia), escova os dentes com uma escova de dentes elétrica (tecnologia), vai lentamente para a cozinha, onde faz café e torradas (tecnologia). Verifica as redes sociais no teu smartphone (tecnologia), veste-se e entra no carro (tecnologia). O dia está apenas a começar, mas já fez parte do trabalho de pelo menos 10 programadores diferentes. 😉

O que sentes quando ouves a palavra "programação"? Medo ou desafio? A programação tende a provocar reações diferentes e sabemos: a programação não é fácil (embora agora seja mais fácil, isso é certo). Os criadores são normalmente pessoas curiosas, pois estão interessados na forma como as coisas funcionam "nos bastidores" e isto estimula o desejo de programar.

Já se perguntou como é possível ver filmes no teu smartphone, como funciona o Tinder e como o Google pode encontrar todas as respostas para as nossas perguntas mais estúpidas? Se não se fizer estas perguntas e não estiver motivado para investigar como funciona a tecnologia, então talvez a programação não seja para ti.

Leia também: 6 linguagens de programação e as suas possíveis aplicações.

Mas se realmente gostas de desenvolver algo novo e ir além do conhecido

Saber codificar, para além de criar programas e aplicações úteis, também reforça as capacidades de comunicação, estimula o pensamento lógico e encoraja a paciência. Os serviços de software têm sido muito solicitados nos últimos anos, e a possibilidade de trabalhar remotamente convence até os mais céticos. Muitos de nós confiam na tecnologia, porém poucas pessoas sabem como ela realmente funciona. Se és um iniciante ou ainda não começaste a programar, há muitas razões para começares agora! :)

Estás a altura deste desafio?

Aprender a codificar irá abrir muitos caminhos para ti: podes juntar-se a uma nova empresa, criar o teu próprio website, pôr em prática as tuas capacidades de programação no trabalho e ganhar pontos extras para reclamar um salário mais elevado. Mas, acima de tudo, podes alavancar a tua carreira, tornando-se um programador que trabalha de qualquer parte do mundo. Estás pronto?

Se já disseste repetidamente que isto não é para ti, deixe-nos corrigi-lo: isto não é verdade. Na realidade, aprender a programar é mais fácil se tiveres:

  • Um bom apoio
  • Um bom instrutor
  • Força de vontade

Com o primeiro e segundo pontos, podemos ajudá-lo com os cursos de Smartninja. E quanto ao desejo de aprender algo novo, sugerimos que leia o nosso artigo sobre as razões pelas quais é ótimo ser um programador.

Leia também: O futuro já está - O mercado de tecnologia da informação em Portugal.

Junte-se ao nosso curso de HTML & CSS, onde ensinamos os conceitos básicos de programação front-end:

- Como construir a estrutura de um website com HTML

- Como mudar o design do website com CSS

- Como fazer CSS layouts

- Uso de ferramentas de desenvolvimento em navegadores

- Editar com código Atom

Se não entendes nada do que está escrito acima, não te preocupes, pois o curso é ideal para iniciantes! Em quatro sessões, compreenderás todos os tópicos de uma forma simples e didática, assim conseguirás descobrir se a programação é mesmo para ti.

Depois deste curso, tudo o que tem de fazer é continuar e ir tão longe quanto quiser. O céu é o limite!

enter image description here

Tens interesse em cursos de programação? Conhece as nossas opções aqui.

Leia também: 7 filmes de programação que todos devem assistir.

Programação Front-end curso online curso de programação Portugal HTML CSS

Subscreve a nossa newsletter!