O futuro já está - o mercado de Tecnologia da Informação em Portugal

01.09.2021 Sophia Figueiredo
O artigo de hoje foi inspirado em um email que recebemos com dúvidas sobre empregabilidade na área de Tecnologia de Informação, presente e futuro. Venha daí!
Qualquer empresa, mais tarde ou mais cedo, acaba por recorrer à tecnologia e iniciar processos de transformação digital. A vitalidade e a longevidade das organizações passou a depender também de sua digitalização.
A procura por programadores disparou nos últimos anos, à medida que as empresas vão à procura de candidatos que possam dar vida a projetos e aplicações digitais. Entretanto, muitas destas empresas são negócios pequenos e antigos e não têm os fundos necessários para esta transição.
Os fundos europeus terão um papel fundamental na forma como Portugal irá mudar nos próximos anos nesta área - estão incluídos 650 milhões de euros destinados à digitalização das pequenas e médias empresas e aos processos de transformação digital, seja a nível de gestão de documentos, recursos humanos ou gestão de stocks.
A pandemia também contribuiu, claro, para que o mundo esteja mais rápido, para que os negócios desenvolvam modelos que consigam atravessar as adversidades e acabou por tornar o consumidor também mais informado e exigente. A área da programação acaba por ser uma área dinâmica, na qual novas linguagens, estruturas e tecnologias estão em constante atualização, portanto que acompanha “os sinais do tempo”.
Talvez mais do que acompanhar, seja a área que realmente contribui para moldar a realidade que nos cerca. À medida que observamos este “boom” no setor da tecnologia e ao aumento do número de ofertas, também as opções existentes no mercado se multiplicam e diversificam. Segundo o World Economic Forum, há a estimativa que 65% das crianças que entram hoje na primária terão empregos que ainda não existem.
Em sua entrevista para CNBC Make It, a analista de investigação económica da Glassdoor, Amanda Stansell, apontou as fortes mudanças. Declara que, em 10 anos, algumas profissões que estavam mesmo no seu início, explodiram em crescimento e remuneração. Veja abaixo. Reconhece algumas delas?
- Cientista de dados;
- Engenheiro de segurança da informação;
- Engenheiro de vendas;
- Desenvolvedor Salesforce;
- Diretor de diversidade e inclusão.
Apostamos que sim.
De acordo com as demandas e novas oportunidades de trabalho, elas foram criadas e desenvolvidas.
Nós na SmartNinja ajudamos a criar estas realidades, confere os cursos: