Blog

Notícias, inpirações e dicas

O futuro já está - o mercado de Tecnologia da Informação em Portugal

O futuro já está - o mercado de Tecnologia da Informação em Portugal

01.09.2021 Sophia Figueiredo

O artigo de hoje foi inspirado em um email que recebemos com dúvidas sobre empregabilidade na área de Tecnologia de Informação, presente e futuro. Venha daí!

Qualquer empresa, mais tarde ou mais cedo, acaba por recorrer à tecnologia e iniciar processos de transformação digital. A vitalidade e a longevidade das organizações passou a depender também de sua digitalização.

enter image description here

A procura por programadores disparou nos últimos anos, à medida que as empresas vão à procura de candidatos que possam dar vida a projetos e aplicações digitais. Entretanto, muitas destas empresas são negócios pequenos e antigos e não têm os fundos necessários para esta transição.

Os fundos europeus terão um papel fundamental na forma como Portugal irá mudar nos próximos anos nesta área - estão incluídos 650 milhões de euros destinados à digitalização das pequenas e médias empresas e aos processos de transformação digital, seja a nível de gestão de documentos, recursos humanos ou gestão de stocks.

A pandemia também contribuiu, claro, para que o mundo esteja mais rápido, para que os negócios desenvolvam modelos que consigam atravessar as adversidades e acabou por tornar o consumidor também mais informado e exigente. A área da programação acaba por ser uma área dinâmica, na qual novas linguagens, estruturas e tecnologias estão em constante atualização, portanto que acompanha “os sinais do tempo”.

Talvez mais do que acompanhar, seja a área que realmente contribui para moldar a realidade que nos cerca. À medida que observamos este “boom” no setor da tecnologia e ao aumento do número de ofertas, também as opções existentes no mercado se multiplicam e diversificam. Segundo o World Economic Forum, há a estimativa que 65% das crianças que entram hoje na primária terão empregos que ainda não existem.

Em sua entrevista para CNBC Make It, a analista de investigação económica da Glassdoor, Amanda Stansell, apontou as fortes mudanças. Declara que, em 10 anos, algumas profissões que estavam mesmo no seu início, explodiram em crescimento e remuneração. Veja abaixo. Reconhece algumas delas?

  • Cientista de dados;
  • Engenheiro de segurança da informação;
  • Engenheiro de vendas;
  • Desenvolvedor Salesforce;
  • Diretor de diversidade e inclusão.

Apostamos que sim.

De acordo com as demandas e novas oportunidades de trabalho, elas foram criadas e desenvolvidas.

enter image description here

Nós na SmartNinja ajudamos a criar estas realidades, confere os cursos:

- SQL e Bases de Dados

- Programação para iniciantes

- Blockchain e criptomoedas

curso de programacao lisboa web development web development courses

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui
Segurança na Internet e Hacking (online)

Segurança na Internet e Hacking (online)

Online 19.09.2022

Vem aprender as técnicas de hacking mais comum, e como te podes proteger na internet. Este curso é ideal para iniciantes.

A partir de 99,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!