Blog

Notícias, inpirações e dicas

Mas afinal, o que é SQL e onde pode ser usado?

Mas afinal, o que é SQL e onde pode ser usado?

14.03.2021 Thainá Braz

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de pesquisa declarativa padrão usada para trabalhar com base de dados. Especificamente para criar, editar e pesquisar dados - esses dados geralmente são organizados em tabelas. Cada tabela contém dados e através da linguagem SQL é possível localizar e editar informações da forma que desejamos. SQL é uma linguagem relativamente fácil de aprender. Quase toda empresa precisa de uma base de dados e consequentemente alguém com conhecimento em SQL. Em 2015 foram mais de 50 mil empregos associados com conhecimentos em SQL.

Imagem: StackShare.io

Hoje, os bancos de dados relacionais mais populares do mercado são Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre outros. E tem como principais comandos:

  • inserir (‘insert’)
  • pesquisar (‘search’)
  • atualizar (‘update’)
  • excluir (‘delete’)

Contudo, com o SQL também podemos ter comandos mais avançados, como escrever queries (comandos de consulta) com diversas informações.

enter image description here

Quem precisa de conhecimentos em SQL

  • Programadores
  • Administradores de base de dados
  • Analistas de dados
  • Gestores de projetos
  • Analista de qualidade
  • Jornalistas de dados

Outras profissões ligadas à análise e preparação de dados (ex. marketing, vendas, recrutamento, etc.).

Leia também: Cursos de programação para ter mais destaque no mercado de trabalho.

Por que preciso de conhecimento em SQL

1. Integração e apresentação de dados: A pesquisa de dados em tabelas de Excel pode levar muito tempo. A Tabela Dinâmica funciona até lidarmos com apenas uma ou duas tabelas. Quando precisamos de integração avançada de dados, a linguagem SQL é muito útil.

2. Optimização dos processos de trabalho: Medimos muitas coisas e analisámos os dados manualmente. O conhecimento em SQL e planeamento de base de dados ajuda-nos a identificar as soluções ideais, que podem ser utilizadas na otimização dos processos de negócios.

3. Relatórios e análises: Em muitos casos, estamos a lidar com relatórios que consomem muito tempo. Ao imprimir tabelas, destacar os dados importantes manualmente, etc. Com a linguagem SQL, podemos determinar quais informações são necessárias, onde encontrá-las e como as exibimos.

4. ENTENDENDO as declarações SQL: Normalmente nas empresas alguém da equipa técnica prepara as declarações SQL para serem analisadas, retirando só os dados relevantes para os relatórios. No entanto, a maioria dos analistas não entende a lógica das instruções SQL, então eles apenas copiam e colam. Com o conhecimento de SQL os analistas podem criar e personalizar as instruções SQL para a busca de base de dados, desta forma podem ser mais eficazes e flexíveis.

SQL is the most in-demand technical skill for data jobs. (Data: Indeed.com, 1/29/2021)

Um exemplo de boas práticas

A aquisição de um concurso europeu exigiu muito tempo para a administração de uma das empresas europeias bem-sucedidas. Em várias base de dados eles tinham informações sobre os funcionários, as tarefas dos mesmos, o tempo despendido em cada projeto, salários calculados em função do tempo despendido, etc. O resultado tinha que ser um conjunto de dados para cada funcionário. Tudo isso foi resolvido com comandos SQL básicos, o que economizou 80% do tempo que seria gasto se os problemas tivessem sido resolvidos manualmente.

enter image description here

Todas as aplicações web e móveis - aliás todos os programas que trabalham e armazenam dados - necessitam de uma base de dados. Saber como planear uma base de dados é uma das competências mais importantes quando se cria um novo produto de TI.

Se tens interesse em saber mais, conhece aqui o nosso curso de SQL e Bases de Dados.

Ainda, conhece também outros cursos de programação neste mundo de possibilidades.

SQL base de dados cursos de programação

Sabe mais sobre os nossos cursos

Programação para Iniciantes (online)

Programação para Iniciantes (online)

Online 13.06.2022

Vem aprender as bases de programação e torna-te num verdadeiro programador. O curso usa a linguagem Python, que é uma das mais populares e relevantes no mundo.

A partir de 199,00 EUR

Candidata-te aqui
Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 20.06.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!