Blog

Notícias, inpirações e dicas

Mas afinal... Qual é a diferença entre uma aplicação móvel e uma web?

Mas afinal... Qual é a diferença entre uma aplicação móvel e uma web?

05.08.2021 Thainá Braz

Certamente já ouviste falar e provavelmente já usaste uma aplicação web, uma vez que há cada vez mais interesse em programação. No artigo de hoje, vamos explicar o que é uma aplicação da web e as diferenças entre uma aplicação móvel e web.

O que é um aplicação (App)?

Uma aplicação é um programa de computador que executa funções úteis para o utilizador. Alguns exemplos são lojas online como a Amazon, mas também o Microsoft Office com o seu programa Word, WhatsApp, Messenger ou um jogo numa consola.

Isso significa que uma aplicação é executada em todos os dispositivos: consola de jogos, PC, smartphone e muito mais. Aplicação e app são sinónimos, abreviaturas e traduções. Elas também descrevem o programa que executa funções para o utilizador.

O que é uma aplicação web?

A web em uma aplicação web tem como objetivo ajudar a distinguir onde esse programa está a ser executado ou quais dispositivos estão a ser usados. Neste caso, na World Wide Web. A WWW é o acesso à Internet. As páginas da Internet podem ser acessadas por meio de um navegador (Google Chrome, Internet Explorer, ...). Uma aplicação web seria todos os programas acessados ​​e usados ​​por meio de um navegador da Internet.

Jogos e Microsoft Office não se enquadrariam nesta categoria. O WhatsApp e o Messenger também não podem ser acessados ​​por meio de uma aplicação movél. Essas aplicações obtêm seus dados da Internet, mas não os solicitam por meio de um navegador, mas por meio de uma aplicação que é descarregada através da App Store ou Google Play, por exemplo.

O que são aplicações móveis?

As aplicações móveis pertencem à categoria de aplicativos nativos. A grosso modo, está dentro do grupo de aplicações executadas no dispositivo que estás a usar e não por meio de um navegador (+ servidor web).

Uma aplicação móvel só se diferencia de outras aplicações pelo fato de ser usada em um smartphone ou tablet.

Resumindo e concluindo

Em primeiro lugar: uma aplicação da web é um programa de computador que um navegador chama e executa. Ao contrário de uma aplicação nativa, que é executada nos próprios dispositivos.

Para desenvolver uma aplicação da web, o código de programação deve ser executado no navegador, mais específicamente em um servidor web. Aprenda desenvolvimento web para criar as suas próprias aplicações!

Confere os nossos cursos de programação para iniciantes e aprende a programar a partir do zero.

aplicacao web curso de programacao lisboa aplicacao movel curso de programação Python

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui
Segurança na Internet e Hacking (online)

Segurança na Internet e Hacking (online)

Online 19.09.2022

Vem aprender as técnicas de hacking mais comum, e como te podes proteger na internet. Este curso é ideal para iniciantes.

A partir de 99,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!