Blog

Notícias, inpirações e dicas

Por que todo gestor de projetos deve aprender a codificar?

Por que todo gestor de projetos deve aprender a codificar?

04.01.2022 Caroline Rebelo

O gestor de projetos é caracterizado como o "maestro de uma orquestra", que direciona vários grupos de pessoas a trabalhar durante as diversas fases de um projeto, com a finalidade de alcançar as metas estipuladas, respeitando os prazos e custos definidos.

Se estás a trabalhar num projeto com programadores deves falar "a língua deles". Aqui estão as 5 razões pelas quais todo gestor de projetos deve aprender a codificar ou, pelo menos, compreender as noções básicas de codificação.

1. Evitar atribuir pessoas erradas para o trabalho

Cada projeto começa com a criação de uma equipa de pessoas e a atribuição de funções. É importante compreender quem precisa fazer cada trabalho.

Os gestores de projetos, sem entenderem o que os programadores fazem, tomam muitas decisões erradas neste processo. Isso devido à falta de compreensão de como a aplicação web/móvel é construída.

Veja, por exemplo, uma construção. Digamos que cavar um buraco no solo requer dois camionistas e uma escavadora. Ao compreender melhor a sua indústria, pode evitar cometer erros. Não seja o tipo que contrata três camionistas ou três escavadoras. :)

2. Prever melhor os prazos dos projetos

Os prazos são os marcos mais importantes para qualquer gestor de projetos. Entretanto, pode ser bastante doloroso trabalhar com programadores, caso não haja a real compreensão de quanto tempo as coisas podem demorar.

Definir prazos irreais traz transtornos à sua equipa e até aos seus clientes. Ao compreender como codificar e o processo de desenvolvimento de software, saberá como estabelecer prazos realistas. As tarefas serão feitas mais depressa e a energia da sua equipa estará muito melhor.

3. Reuniões mais curtas com os programadores

Geralmente os gestores de projetos mantêm-se atualizados sobre tudo o que acontece com o projeto, organizando reuniões semanais e levantamentos diários. Contudo, é preciso compreender que cada reunião leva um tempo precioso para o desenvolvimento de software.

Não interpretem mal: As reuniões são importantes, porém é mais importante que estas reuniões sejam produtivas e que não se perca tempo. Um gestor de projetos que não "fala TI" levará muito mais tempo a tentar perceber os tópicos e assuntos discutidos durante uma reunião.

Não seja um gestor de projetos que precisa de uma explicação sobre cada pequena coisa.

4. Escolher o tech stack certo

As tendências no mundo da TI estão a mudar rapidamente. Um gestor de projeto, que é a ligação entre os programadores e um cliente, precisa entender qual é o melhor caminho para o cliente. Mesmo que o cliente ainda não o saiba.

Deve ouvir sempre a sua equipa de TI sobre uma decisão como esta. Escolher um tech stack errado (tal como uma linguagem de codificação e uma estrutura) pode ser muito dispendioso.

Um gestor de projetos que entende de TI se torna um profissional muito melhor em tomar tais decisões fundamentais. Assim, pode explicá-las devidamente aos clientes quando necessário.

Leia também: 6 Linguagens de programação e suas possíveis aplicações

5. Faças tu mesmo pequenas modificações

Imaginem isto: O teu projeto está terminado. O prazo foi cumprido. A tua equipa de TI sente-se muito bem com o trabalho que realizou e o teu cliente fica admirado com o produto final. Tudo está ótimo.

Um mês mais tarde, o cliente envia-lhe um e-mail sobre uma pequena alteração no website. Pensas: "Raios!". A tua equipa já avançou para o próximo projeto e todos estão super ocupados neste momento.

O que fazer? Imagine ter a habilidade de fazer esta pequena mudança com as próprias mãos. Resolver rapidamente o problema com o cliente e mantê-lo feliz. Além disso, agora uma linha do teu código faz parte do projeto. Que sensação!

Leia também: Todos nós podemos aprender programação?

Na SmartNinja pensamos que cada gestor de projetos, que trabalha diretamente com programadores, deveria aprender algumas noções básicas de programação. Para conseguir, temos um curso curto chamado Programação para Iniciantes (Python), que é uma ótima maneira de começar e ter bases importantes.

Outra recomendação valiosa para os gestores de projetos é estar a salvo de possíveis ataques cibernéticos. Queres ter mais proteção no ciberespaço? Conhece o nosso curso de Segurança na Internet & Hacking.

enter image description here

Curso de Programação Codificação Gestor de Projetos Web Development Programação

Sabe mais sobre os nossos cursos

Web Development 1 (online)

Web Development 1 (online)

Online 05.09.2022

Aprende como construir sites e aplicações web! Durante as 12 semanas de curso, irás aprender a desenvolver tanto o front-end como o back-end de websites.

A partir de 399,00 EUR

Candidata-te aqui

Subscreve a nossa newsletter!