Blog

Notícias, inspiração e dicas

Posso ser programador no final do curso SmartNinja?

Posso ser programador no final do curso SmartNinja?

11.04.2018 Andre Faria

Há uma resposta pequena e uma grande para esta questão:

  • Resposta pequena: Claro que sim, mas nem todos os estudantes o conseguem.

  • Resposta grande: Esta resposta explica o porquê de nem todas as pessoas conseguirem encontrar um trabalho. Vamos supor que ainda não sabes programar, mas queres muito experimentar e tornar-te um verdadeiro ninja da programação. A questão que tens na cabeça é: será que frequentar um curso de programação me vai ajudar a encontrar um novo trabalho? Como já dissemos, sim, MAS, saber programar não é suficiente. As três condições seguintes têm de ser verdadeiras para teres sucesso neste ramo:

Tens uma mentalidade de engenheiro?

Teres uma mentalidade assim significa que gostas de “resolver problemas”, especialmente problemas mais técnicos. Mas como é que podes saber isto? Quando eras criança, gostavas de desmanchar os teus brinquedos e saber como é que eles trabalhavam? Muitas vezes paras, com ar interrogativo, e pensas: Como é que aquilo funciona? Se sim, provavelmente tens uma mentalidade de engenheiro. Mas muitas pessoas não são assim, e não sabem se têm esta mentalidade ou não. Se esse for o caso, não desesperes. Aprender a programar é uma ótima oportunidade para responderes a esta pergunta!

Tens bons métodos de aprendizagem e trabalho?

Esta condição é verdade para quase todos os ramos de trabalho, mas é fulcral se queres mesmo ficar “expert” em código. Tens de fazer muitos projetos e passar muitas horas à frente do teu ecrã, para ganhares experiência e verdadeiro conhecimento nesta área. Todo este processo requer muito esforço e dedicação, sendo um processo de aprendizagem contínua. Mesmo quando és aceite num trabalho, nunca paras de aprender. O que se pode querer mais, certo? O mundo tecnológico está em constante evolução e mudança, por isso, se és uma pessoa proactiva e que gosta de aprender, este é o mundo certo para ti.

Gostas MESMO de programar?

Pode ser surpreendente, mas nem todas as pessoas com mente de engenheiro e com ótimos métodos de trabalho e aprendizagem gostam de programar. Tal como a primeira condição, saberes se gostas de programar não é uma coisa óbvia. Nada como “pôr as mãos na massa” e experimentar, pois essa é a única maneira de tirar todas dúvidas. Mas fica a dica. O MÉTODO que escolhes para aprender código interessa muito. Conheço inúmeras pessoas que aprenderam na faculdade, e acabaram por odiar esta ciência, pois os seus professores eram péssimos. (Normalmente em relação às suas “skills” interpessoais) Outras pessoas tentaram aprender por um livro ou curso online que não era apropriado para iniciados, o que os assustava e fazia com que perdessem toda a motivação. A minha recomendação? Não desistas de programação tão cedo, e dá-lhe as devidas oportunidades. Se a maneira pela qual tentaste aprender não resultou, tenta outra! (O nosso curso Coding Weekend pode ser uma excelente forma de testares se gostas mesmo de programação ou não)

Concluindo, se estas três condições são verdadeiras para ti, tens uma ótima probabilidade de conseguir um trabalho de programação, e um promissor futuro como um ninja programador!

Não acreditas em mim? Temos entrevistas de ex-alunos da Smartninja que mudaram a sua vida completamente depois de uma ou duas aulas presenciais. Poderás ler estas experiências nas nossas próximas publicações. Fica atento!

Subscreve a nossa newsletter!