Blog

Notícias, inpirações e dicas

Quais são as melhores comunidades de programação online?

Quais são as melhores comunidades de programação online?

03.07.2022 Matej Ramuta

Existem diversas comunidades de programação online, como em grupos no Facebook, fóruns no Reddit (chamados "subreddits"), grupos no Slack, e assim por diante.

O objetivo dessas comunidades é a reunião de pessoas em torno de interesses comuns, onde partilham ligações úteis e ajudam umas às outras. Neste artigo, nós abordaremos as comunidades de programação mais interessantes e que podem ajudá-lo a evoluir as suas capacidades de codificação para o nível seguinte.

enter image description here

Reddit

A primeira paragem é certamente Reddit, uma das maiores plataformas para as comunidades online. Estas comunidades são chamadas "subreddits" na Reddit, mas podemos simplesmente chamá-las: fóruns.

Existem fóruns para praticamente tudo na Reddit. Desde fóruns para entusiastas de cinema e jogos a fóruns para confissões pessoais e conversas com celebridades (AMA - Ask Me Anything). Bill Gates, o fundador da Microsoft, é também convidado regular.

Para o nosso artigo, concentrámo-nos principalmente nos fóruns sobre programação. Existem os fóruns de programação geral, como também os fóruns mais especializados, por exemplo, os que se concentram numa tecnologia particular.

Fóruns gerais:

Fóruns especializados:

enter image description here

Hacker News

Hacker News é o fórum online da aceleradora de startup Y Combinator*. Muitas empresas tecnológicas bem conhecidas deram os seus primeiros passos no Y Combinator, incluindo Dropbox, Airbnb e Stripe!

Por falar nisso, a palavra "hacker", neste contexto, não significa uma pessoa que invade sistemas informáticos, mas sim uma pessoa que cria ou constrói produtos tecnológicos.

Se o minimalista Hacker News te lembrar o Reddit, a semelhança não é coincidência. O Reddit também deu os seus primeiros passos no Y Combinator - além disso, a ideia de Reddit foi proposta aos fundadores pelo chefe do Y Combinator, Paul Graham.

Ao contrário do Reddit, o Hacker News não tem "sub-fóruns,". Em vez disso, é um grande fórum centrado na tecnologia e tópicos sobre startups.

Os utilizadores postam principalmente links para notícias interessantes e depois têm um debate na secção de comentários. As notícias ou debates mais interessantes estão no topo da lista, onde são votados pelos utilizadores do fórum.

Link: https://news.ycombinator.com

enter image description here

StackOverflow

StackOverflow não é uma comunidade típica onde os utilizadores partilham links para artigos interessantes e realizam debates. Em vez disso, o StackOverflow concentra-se em questões e respostas (Q&A).

Quer seja um principiante na programação ou já o faça há muito tempo, o StackOverflow é uma das plataformas mais populares para programadores. Além disso, o StackOverflow intencionalmente não permite debates gerais, especialmente aqueles onde as opiniões são altamente subjetivas (por exemplo, "Qual é a melhor linguagem de programação?").

Em vez disso, as perguntas colocadas no StackOverflow devem ser muito específicas e as respostas devem ser precisas e objetivas. Os programadores normalmente recorrem ao StackOverflow quando ficam presos a escrever algum código e precisam da ajuda de outros programadores.

Muitas das vezes, basta navegar apenas pelas perguntas já publicadas e descobrir onde o autor teve o mesmo problema que nós. Contudo, se não encontrarmos as respostas, podemos ser nós próprios a fazer a pergunta.

Link: https://stackoverflow.com

enter image description here

Dev.to

Dev.to é a mais nova das plataformas mencionadas neste artigo, porém tem uma comunidade de utilizadores extremamente ativa.

Ao contrário de outras plataformas, esta não se destina a partilhar links interessantes e a fazer perguntas (embora isto também seja possível). A plataforma destina-se maioritariamente para a publicação de artigos de programação e posts em blogs. Nestes posts, os membros da comunidade partilham experiências, conselhos e ajudam uns aos outros.

Link: https://dev.to


Se está a iniciar a sua jornada de programação, é muito importante rodear-se de pessoas que estão no mesmo caminho ou em caminhos semelhantes ao seu.

Um dos provérbios modernos diz que "you are the average of the people you surround yourself with". Portanto, se quiser tornar-se um programador, para além de aprender programação, também precisa trocar informações e experiências com outros programadores - mesmo que esteja "apenas" a comunicar online.

👩💻👨💻 Juntos poderão enfrentar desafios de programação e estarão sempre a par das inovações no mundo da TI.

enter image description here

Leia também: Está em Portugal o novo Silicon Valley?

comunidades online programação programadores Programação Portugal fóruns de programação

Subscreve a nossa newsletter!