Blog

Notícias, inspiração e dicas

Que linguagem de Programação devo Aprender primeiro?

Que linguagem de Programação devo Aprender primeiro?

14.05.2018 Andre Faria

Esta é umas das questões mais comuns que quem quer começar a aprender programação tem. O que fazer quando esta dúvida te surge? Vais pesquisar no Google, perguntar em fóruns e até perguntar a amigos que já sabem programar. Que resposta recebes normalmente? Cada uma destas fontes responde-te uma linguagem diferente, normalmente a sua preferida. Ou então aquela pela qual eles começaram. Isto deixa-te ainda mais confuso, porque obténs várias respostas distintas, o que te leva a perguntar: Quem está certo? Na realidade...Todos eles, e ninguém.

Todas as principais linguagens de programação conseguem dar-te ferramentas úteis, e possibilitar-te oportunidades de trabalho. Para além disso, quando és um profissional de programação, tens de lidar com várias linguagens distintas. Ninguém sabe ou trabalha apenas com uma.

Por isso, em vez de aprenderes uma linguagem de programação, devias focar-te em aprender conceitos de programação. Conceitos e fundamentos que são partilhados pelas várias linguagens. Quando aprendes estes pilares fundamentais de programação, será muito mais fácil trocares e aprenderes novas línguas.

Mas daqui surge outra questão: Qual a melhor linguagem para aprender estes fundamentos gerais?

Na minha opinião: Começa por Python. Porquê? Devido à sua sintaxe simples e limpa. Já assisti a várias pessoas a aprender programação, e quando se começa por JavaScript, por exemplo, muito tempo é perdido pela falta de parenteses ou ponto e vírgulas, em vez de se focarem em fundamentais de programação.

No caso de Python, para além de ser uma linguagem fenomenal, usada num grande número de websites tais como o Google, Youtube e Spotify, é prática, fácil de aprender e dá-te a liberdade de te focares nos conceitos e paradigmas da programação, de forma a mais facilmente poderes usar a programação como uma ferramenta no teu trabalho e vida.

Porque não HTML e CSS?

HTML e CSS são ótimos pontos de partida para aprender código, mas não são linguagens de programação. HTML é uma linguagem de marcação utilizada na construção de websites, e CSS é um mecanismo para adicionar estilo a páginas web. De qualquer forma, são ótimas formas de te familiarizares com a estrutura de linguagens de programação, e aconselho-te a aprenderes HTML e CSS. Mas quando quiseres mesmo aprender programação, começa por Python!

Ficas-te com curiosidade e queres aprender mais?

Visita a página do nosso curso e inscreve-te: Programação para Iniciantes (Python)

Subscreve a nossa newsletter!